O Núcleo de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa (atualmente com a designação de Centro Humanitário) surgiu a 13 de novembro de 1981 como Organização Não Governamental, regido pelas normas da Cruz Vermelha Portuguesa.
Ao longo dos anos a intervenção da Cruz Vermelha Portuguesa tem vindo a aumentar, de forma a abranger todas as faixas etárias assim como, várias problemáticas a nível social e da saúde.
O Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa iniciou a sua atividade com a Unidade de Socorro e, neste momento, é a maior estrutura local a nível nacional. A sua área de intervenção abrange quatro concelhos, nomeadamente: Vila Real de Santo António (através da sua Delegação), Castro Marim, Alcoutim e Tavira, sendo este último concelho onde existe um maior número de respostas sociais.




Missão Cruz Vermelha Portuguesa:
A Cruz Vermelha Portuguesa esforça-se para prevenir e aliviar o sofrimento humano, em Portugal e no mundo.
Constitui missão da CVP prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Princípios Fundamentais
Na qualidade de Sociedade Nacional do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, agimos no respeito pelos princípios fundamentais da Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.
A Nossa equipa
Do nosso quadro de pessoal fazem parte mais de 200 colaboradores (entre funcionários e voluntários), pertencentes a um vasto leque de profissões.
Áreas de Ação:
#Saúde, #Apoio Social, #Educação e #Formação.
